terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Criação da música: Stranger In Moscow


Stranger In Moscow exemplifica - não Michael Jackson como o Rei do Pop - mas simplesmente como um homem em uma terra estrangeira, desconectado do mundo.
 

A melodia foi escrita em um quarto de hotel em Moscou, principalmente entre 13 a 16 de Setembro de 1993, enquanto Michael estava realizando sua Turnê Dangerous. A música seria lançada como o último single do álbum “HIStory”, em Novembro de 1996. É talvez a canção mais pessoal de Michael, com sua letra direta e em primeira pessoa.
 
É uma canção que retrata a nostalgia de um homem que não teve uma infância feliz, que vivia sozinho em uma imensa mansão, que era odiado pela metade do mundo e amado pela outra metade. Tudo nessa música é extremamente melódico, ou como classificou o The New York Times, "Uma belíssima balada acompanhada com o som da chuva". Uma guitarra de fundo
foi tocada por Steve Lukather enquanto teclados, sintetizadores e baixos são creditados a David Paich e Steve Porcaro.

O verso de abertura fala de uma “máscara da vida”, uma clara referência ao isolamento e ao desespero, que tantas vezes acompanha a fama e a fortuna. Em “Cair da Graça” - Michael se
refere à forma como o pop-star seria ridicularizado, vitimado e considerado um criminoso pela imprensa, uma vez que as acusações de abuso infantil surgiram em 1993.

Até este ponto, Michael estava no auge de seu sucesso e no meio do seu recorde com a Dangerous World Tour. Em resposta às acusações, Michael gravou um comunicado de seu rancho Neverland, que foi televisionado mundialmente em 22 de Dezembro.

Seu video-clipe, mostra Jackson e mais cinco personagens vivendo uma vida de solidão na capital russa. Moscou foi escolhida como palco do vídeo por ser uma cidade silenciosa, ou como
Michael mesmo disse, "Uma cidade onde mesmo estando no meio da rua, você ainda está sozinho". Mas apesar disso o vídeo foi gravado num estúdio, onde depois foi inserido o cenário da cidade. Os efeitos especiais aparecem em câmera lenta, como as aves e vespas voando, ou o café
derramando sob a mesa. No final do vídeo, todos os personagens "lavam a alma" com uma chuva que cai sobre a cidade.

Mas não é só nos clipes que se percebe a solidão desse gigante astro da música. Em diversas entrevistas, Michael revela sua tristeza, um dos exemplos, foi a reportagem que Oprah Winfrey fez ao vivo para todo o mundo direto de Neverland.

Na entrevista, Michael afirma que enquanto dançava, ele parecia uma pessoa alegre e bem de vida, mas ao descer do palco, Michael se via uma pessoa triste e ao mesmo tempo sozinha.

A música foi muito bem recebida pelos críticos, que alegaram que a musicalidade de Jackson tinha tomado um excelente caminho. Um crítico do Los Angeles Times disse que a canção era a razão
para Jackson ser chamado de "gênio". De fato, Stranger in Moscow é uma canção relaxante de se ouvir, e até hoje é considerada por muitos fãs como uma das melhores musicas de Michael. Entretanto, o que mais chamou a atenção na época não foi ritmo único, mas sim a letra.

Em resposta ao repórter da VH-1 sobre a obra, Jackson disse: Eu a escrevi em Moscou. A letra é totalmente autobiográfica. Quando você ouve frases como "Aqui abandonado na minha fama....Apocalipse do cérebro"- naquele momento, na última turnê enquanto eu estava em Moscou- era como eu estava me sentindo. Foi meio como se tivesse criado sozinho, apareceu
para mim, porque era como eu me sentia naquele momento. Totalmente sozinho, no meu hotel, estava chovendo e eu simplemente comecei e escrever.

Jackson disse que a partir de Stranger In Moscow que ele encontrou o conceito do álbum HIStory, e decidiu fazer um álbum de inéditas e não um de sucessos anteriores com poucas faixas novas.


Veja abaixo o vídeo da música e logo em seguida o Making Of.




Fontes: Forever Michael – Fórum
            Marcele acústico MJ @m_Butterflies – Orkut
            Mari LS – You Tube
            MJJ Productions

Nenhum comentário:

Postar um comentário